Projetos

                                     PROJETO VIVA VERDE BOM JESUS

                                                                               Fonte: Sousa, 2012.



Alane Alves de Sousa – Licenciada em Letras – Português (UESPI) e Técnico em Informática, Haidê Cardoso – Graduanda em Bacharelado em Engenharia Florestal, Jaqueline Ribeiro dos Santos – Graduanda em Bacharelado em Engenharia Florestal (UFPI), Junival Vieira Lima – Licenciado em Ciências Biológicas (UFPI).




RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO RIACHO GROTÃO E RIACHO PALMEIRINHA NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS – PI.


Pré-projeto apresentado ao Vice-prefeito da cidade de Bom Jesus – PI, Joabes Campos, com objetivo inicial de adquirir apoio para seu desenvolvimento.


INTRODUÇÃO

           O município de Bom Jesus, está localizado ao sul do Piauí a 632km da capital Teresina e segundo o censo do IBGE (2010), sua população total soma 22.000 habitantes. Essa região é rica em fontes de água doce que, se bem conservadas, poderiam ser utilizadas pela população, tanto para o consumo como para o lazer. Dentre elas, merecem destaque os riachos urbanos Grotão e Palmeirinha, que, devido estarem localizados em área urbana, apresentam-se mais vulneráveis à ação humana. Com isso, as margens e os leitos desses riachos vêm sendo prejudicados a cada ano devido ao crescimento desordenado do perímetro urbano do município e pelo mau uso desses recursos, como, por exemplo:retirada da mata ciliar, lançamento de lixos e esgotos in natura sobre esses córregos.



Tema: RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO RIACHO GROTÃO E RIACHO PALMEIRINHA NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS - PI.


           Problematização: Qual a importância dos recursos hídricos para a população? Como se encontra o estado atual dos riachos Palmeirinha e Grotão? O que diz a lei de proteção ambiental? Quais as consequências que a população poderá sofrer ao utilizar recursos hídricos mal conservados?


OBETIVO GERAL

           Conscientizar a população da grande importância da recuperação e preservação do estado natural dos riachos grotão e palmeirinha, ambos localizados no município de Bom Jesus.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Recuperar e manter os recursos hídricos do riacho grotão e riacho palmeirinha, no sentido de melhorar a qualidade da água dos mesmos;
  • Conservar a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora;
  • Proteger o solo, gerar trabalho, manter e ampliar a beleza cênica de suas paisagens, e assegurar o bem-estar da população bonjesuense;
  • Promover palestras sobre educação ambiental e expor trabalhos para conscientizar a população local da importância da manutenção dos recursos hídricos da região;

JUSTIFICATIVA


           Observa-se que a maioria da população de Bom Jesus não pratica hábitos que visem à preservação das fontes aquáticas presentes na região, por desconhecimento ou omissão. Podemos registrar diferentes tipos de agressões praticadas a esses córregos, como o desaparecimento da mata ciliar, instalação de lixão e lançamento de esgotos em seus leitos.
As terras das margens dos riachos palmeirinha e grotão são utilizadas para plantações de pequenas lavouras e criação de animais de corte, o que poderá causar doenças ou colocar em risco a saúde da população, dependendo do estado ambiental da água.
De acordo com o trabalho realizado por LIMA (2010), as águas do riacho grotão encontram-se em processo de eutrofização, imprópria para fins humanos, devido a quantidade de esgoto e lixo lançado em seu leito, o que poderá ocorrer com o riacho palmeirinha caso não seja tomado nenhuma iniciativa no sentido de preservação desse ambiente.
Vale ressaltar que até então não se tem conhecimento de nenhum projeto que vise à preservação dos recursos hídricos do município de Bom Jesus.


METODOLOGIA

           O projeto terá início no mês de Abril de 2012 e prosseguirá de forma contínua. Será desenvolvido, inicialmente, por alunos e ex-alunos de cursos de graduação da UESPI e UFPI. Os trabalhos serão realizados em fontes aquáticas e locais estratégicos da região através de excursões, palestras educativas (principalmente em escolas da região), divulgação do trabalho (distribuição de panfletos,montagem de estandes em locais estratégicos, postagem de fotos no blog - http://vivaverdebomjesus.blogspot.com/ - próprio do projeto), recuperação de áreas degradadas, dentre outros. O projeto buscará apoio ao poder público, na UFPI e em empresas privadas, no sentido de obter recursos para realização do mesmo.



REFERÊNCIAS
 
 
WWW.CENSO2010.IBGE.GOV.BR, Acesso: 12/12/2010 às 10:00hs
LIMA, J. V., Variáveis Hidroquímicas e Frações de Fósforo na Água de Microbacias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário